sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Governo, Empresas e Sustentabilidade

Vivemos na década da sustentabilidade, ao menos no que se trata da polêmica. Em meio a grandes questões como o Aquecimento Global, poluição e início da escassez de recursos hídricos, a bandeira da sustentabilidade vem sendo hasteada. As empresas começam a tomar algumas iniciativas, porém pouco eficazes e mais publicitárias.

Exemplos dessas iniciativas são empresas automobilísticas que afirmam plantar determinadas quantidades de árvores com parte do lucro obtido com a venda de carros ou aquelas do campo da produção de energia, que inundam vastas áreas para a instalação de hidrelétricas e que em contrapartida apenas criam pequenos parques ambientais.

Trata-se de uma questão de custo-benefício; para um país crescer, inevitavelmente ele precisará causar danos ambientais, seja com medidas energéticas (instalação de hidrelétricas, usinas térmicas), ou com agricultura, que não raramente é responsável por desmatamento de extensas áreas. Mas a questão central está nas medidas que serão tomadas para reduzir ou compensar esse impacto.

No que concerne às empresas, como um todo, é imprescindível a iniciativa governamental. Sem essa iniciativa as empresas ficam a esmo, tomando independentemente suas próprias atitudes, sendo essas eficazes ou não. O governo precisa estipular limites quanto à exploração, criar regras e desenvolver medidas sérias, como o Canadá e outros países fazem há tempos.

O Canadá é o maior produtor de papel do mundo, porém sua floresta, a Taiga Canadense, está crescendo. Para cada árvore retirada, três são colocadas no lugar. Para países poderem exportar para a UE (União Européia) é necessário apresentar garantias de que o ambiente não está sendo devastado. Todas essas medidas fazem com que a sustentabilidade seja levada a sério. A humanidade já se deu conta de que os recursos estão se esvaindo; falta agora uma integração global para adaptar-se a esse novo cenário.


Taiga Canadense



Indústria SP




Hidrelétrica Itaipu

2 comentários:

  1. olá! recebi uma indicação desse texto no meu Blog....
    Muito bom!!! continue falando da sustentabilidade.. so não se esqueça que ser sustentavel não e apenas cuidar do meio ambiente, mas também do social e economico.
    Se cada um fizer a sua parte, mesmo que pequena juntos chegaremos la.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado.
    Dei uma olhada no seu Blog e achei bastante interessante.
    Sempre que houver algo pertinente sobre o assunto que eu possa dizer, acrescentando algum argumento, postarei aqui.
    Abraço

    ResponderExcluir