sábado, 14 de maio de 2011

Nordestinos em São Paulo - Segregação e Discriminação

Estima-se que algo em torno de 20% da população de São Paulo seja composta por nordestinos. Mas a questão é: onde eles estão? Sou paulistano, tenho um círculo social razoavelmente extenso, mas (infelizmente) tenho apenas um amigo nordestino. 

Claro que o meu caso poderia ser um caso isolado, mas notem que, pelo menos através da minha percepção, eles – nordestinos – estão ausentes ou em extrema minoria em praticamente todos os ambientes comuns à classe média de São Paulo.
Vejo pessoas do Sul, Centro-Oeste (não que se possa identificar a origem de alguém apenas pelo ato de olhar) e inclusive de outros países nesses ambientes, mas nordestinos em geral são minoria.

Esses ambientes são: escolas particulares, universidades, estabelecimentos das zonas centrais de São Paulo e das zonas nobres. É um fenômeno bastante semelhante ao que ocorre com negros. É bem simples e óbvio, mas vou explicar: os negros, desde a abolição da escravatura, sempre encontraram mais dificuldades para se integrar aos meios de participação. O racismo e a discriminação sempre foi um grande empecilho.

Esse fator social foi determinante para isolar o negro e restringir o seu acesso. Atualmente as coisas já não são como há 50 anos (quando era infinitamente pior), contudo, ainda existem inúmeros obstáculos e grande parte dos negros, mesmo hoje, vivem à margem do desenvolvimento, educação e infraestrutura.

Com os nordestinos ocorreu algo semelhante do ponto de vista da exclusão. A região Nordeste e Norte sempre foi negligenciada pelo governo; nelas o trabalho escravo já foi  uma realidade comum e, ainda hoje, muitos trabalhadores se encontram nesta situação. A etnia comum aos nordestinos decorre da miscigenação entre brancos e índios (caboclo) e, devido a isto, eles sofrem muito preconceito. Diria até que eles sofrem tanto preconceito quanto o negro, ao menos em São Paulo.

Dada a situação de abandono e miséria de diversos Estados nordestinos, nada mais comum e esperado que tentem melhorar de vida migrando para regiões mais ricas, como o Sudeste, principalmente São Paulo. Acontece que devido ao baixo nível de instrução de parte considerável desses migrantes, estes dificilmente se encaixam em boas posições no mercado de trabalho exigente das grandes metrópoles, tendo muitas vezes que render-se aos - tão comumente chamados pelos paulistanos de - subempregos. O custo de vida numa capital como SP é alto e viver à custa de salário mínimo (às vezes até menos) é muito difícil.

Então esse é um dos fatores que explica a grande concentração de nordestinos nas favelas. Muitos associam isso ao aumento da criminalidade na cidade e reagem de forma preconceituosa, num claro sinal de ignorância e intolerância.

Pedi a opinião de dois amigos, um nordestino e outro filho de nordestinos:

* Leandro Roberto, estudante de Publicidade e filho de nordestinos:

O preconceito contra nordestinos em São Paulo é evidente de varias formas.
Como metade da população é nordestina ou descendente, isso é algo para se prestar atenção. O segregacionismo de nordestinos se mostra de maneira não muito direta. Os empregos em que não se precisa de uma formação universitária são preenchidos na sua maioria por eles. E claro que devido a isso, e ao fato de terem uma cultura em alguns aspectos diferente, além do sotaque, gera vários tipos de problemas. Daí surgem frases como: ''mate um nordestino por dia'' e afins.
Claro que independentemente da função, por seu enorme número, os nordestinos se tornaram simplesmente indispensáveis para o funcionamento de São Paulo em todos os aspectos.


* Cássio Wesley, nordestino e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC de SP:

E
u me sinto de um modo chateado com o que falam e pensam sobre os nordestinos e julgam sem pensar, sem coerência.  Mas vendo de outra forma, foi o local onde me acolheram e que consegui crescer e ter um bom discernimento do que realmente quero no mundo; desejo que as pessoas parem de pensar que o pessoal do nordeste não sabe de nada e olhem mais para o lado de que se trata de um choque de culturas e que eles podem aprender muito com a gente e vice-versa.

Creio, portanto, que essa é uma situação que precisa receber mais atenção por parte de todos. A hipocrisia e preconceito estão aí, mascarados por uma camada espessa de indiferença.

Abaixo, alguns exemplos da visão que alguns paulistanos possuem dos nordestinos:

Textos encontrados no site Desciclopédia:

 Verdadeira praga! Só vêm pras nossas cidades pra fazer favela!

Os nordestinos só existem porque todo país tem de ter uma escória; são famosos por serem nômades deixando sua terra de origem miserável, imigrando-se a caminho das regiões Sul e Sudeste do Brasil em busca de emprego, comida e se possível, um clima mais frio, onde criam favelas igualmente miseráveis(...)”

“Os nordestinos não geram nenhuma riqueza ao Brasil, diretamente ou indiretamente. Com as suas secas no sertão nordestino, obrigando o resto do país trabalhar para pagar as puxas saquisees de pobre (bolsa famíla) oferecidas pelo nosso presidente(...)”

“A segunda maior fonte de renda dos nordestinos vem do turismo sexual. Principalmente, europeus pedófilos e pervertidos que gostam de comer criancinhas feias de nariz remelento.”




Mayara Petruso - Discriminação no Twitter

Lucian Farah - Preconceito no Twitter

Amanda Régis - Racismo e Discriminação no Twitter

Clique sobre a imagem para visualizar melhor (Discriminação no Orkut)

Clique sobre a imagem para visualizar melhor (Preconceito no Orkut)

Clique sobre a imagem para visualizar melhor (Xenofobia no Orkut)

Clique sobre a imagem para visualizar melhor (Xenofobia no Orkut)

72 comentários:

  1. CHEGA DE NORDESTINOS EM SÃO PAULO
    SÃO PAULO NÃO É LUGAR DE NORDESTINO
    CHEGA DE FAVELA, CHEGA DE FACADAS, CHEGA DE CRIMES, CHEGA DE CAMELÔS ATIRANDO PEDRA NA NOSSA POLICIA.
    LUGAR DE NORDESTINO É NO NORDESTE
    CHEGA DE PRECONCEITO
    É HORA DE RESPEITAR A TERRA E O ESPAÇO DO OUTRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, é hora de respeitar a terra e espaço dos outros e até que se prove o contrário, quem nasce no Brasil é brasileiro e todos os brasileiros têm direito a esta terra.
      Na minha humilde opinião o grande mal é a ignorância que com seus discursos de segregação cheios de "razão" destroem a hegemonia necessária para uma identidade nacional e enfraquecem cada vez mais o Estado com esses discursos regionalistas que não servem pra nada.

      Excluir
    2. Eu apenas mantenho esse comentário nojento desse primeiro anônimo pois ele serve como retrato do que eu falei no post. Mas agora não tolero mais esse tipo de comentário (que infelizmente recebo aqui no blog quase toda semana) e deleto imediatamente.

      Excluir
    3. Ver o Sul e o Sudeste falando mal do Nordeste por causa do apagão é lembrar de quanto o povo do Nordeste se mobilizou quando essas pobres almas perderam o que tinham nas enchentes.Tem estresse não... Quando a chuva levar tudo o que vocês têm novamente, os Nordestinos mandarão de novo água mineral, alimentos e roupas, porque ao contrário desse povo de mente pequena, aqui a solidariedade é grande. Quando precisar...Sul e Sudeste... estaremos aqui!! Sulistas que riem com o apagão de 4 horas aqui no Nordeste: EU MORO AONDE VOCÊS RALAM PRA PODER PASSAR AS FÉRIAS !

      ORGULHO DE SER NORDESTINO ! ;)

      Excluir
    4. eu sou nordestino com muito orgulho e para vcs que tem preconceito com os nordestinos eu desejo um cacete bem grande e grosso bem dentro do cu de vocês seus vermes.

      Excluir
    5. SE LUGAR DE NORDESTINO É NO NORDESTE. LUGAR DE PESSOAS PRECONCEITUOSAS É NA CADEIA. QUANDO FOR CONSTRUIR SUA CASA, VÁ SER PEDREIRO E SERVENTE, SEU PALHAÇO!!!

      Excluir
    6. Sou do Norte. Pertenço a elite. Estamos no topo da pirâmide.
      Mas o que tem de desempregado do sudeste por aqui é brincadeira.

      Excluir
    7. Nossa nunca li tanta merda em toda a minha vida !
      vocês estão brigando contra uma região que faz parte do seu próprio pais !! que gente ignorante, nortistas nordestinos sulistas .. vcs são brasileiros , deveriam se unir pela pátria !!! por isso que o brasil é um pais que enfrenta problemas e nunca cresce ... o problema não esta em vossa politica ! esta em vocês !

      Excluir
    8. No nordeste não falta água, falta justiça. No nordeste não falta educação, falta a valorização. No nordeste não falta gente arretada de bom, falta o seu respeito.

      Excluir
    9. Concordo com vcs,o povo é o errado porque e o povo nordestino q colocou esse maldito sem dedo como prresidente,afundou o Brasil, e la em Brasilia se consentra a maioria de politicos tds nordestinos. Concordo o Brasil é de tds,mas nao venha envafir a minha horta que lutei muito pra ter,ninguem deu-me de graça cada um tem q construir o seu territorio não invadir o q é dos outros.

      Excluir
  2. Nordestinos são os culpados pelas favelas, violência, trabalho informal, desemprego e tudo de mal que há no mundo? Engraçado, pensei que a origem de todos esses problamas MUNDIAIS e ATEMPORAIS fosse a desigualdade social (dentre outros).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È una pena que exitam ainda pessoas cegas e que se julgam melhores apenas por morar em um lugar que acham que é superior ao que nos nascemos ou seja "o nordeste".
      Se existe favelas, violencia, trabalho informal,desemprego e o mal no mundo não é culpa de nos nordestinos e sim de nós seres humanos, afinal de contas nos humanos somos capazes de tudo;
      esse comentario que vc fez foi apenas uma desculpa para querer por defeitos em pessoas de bem,honestas e trabalhadores que se hoje moram em favelas é por que tinham a ilusão de que ao sair de sua terra iriam encontrar pessoaas generosas que iriam dar aoportunidade de ter uma vida melhor,mas que ao chegar nessa realidade encontrou algo pior do que as dificuldades do nordeste, encotram verdadeiros monstros que se julgam melhores achando que são o que?
      A violencia está em toda parte,e a causa dos problemas mundiais realmente não está na desigualdade social e sim em pessoas despresiveis como você.

      Excluir
    2. A Catarina só estava questionando esse pensamento preconceituoso. Você interpretou mal o que ela quis dizer.

      Mas o que você disse é verdade e muitas pessoas se julgam superiores e só sabem colocar a culpa nos outros, sem a capacidade de olhar para si próprias.

      Abraço

      Excluir
    3. Ver o Sul e o Sudeste falando mal do Nordeste por causa do apagão é lembrar de quanto o povo do Nordeste se mobilizou quando essas pobres almas perderam o que tinham nas enchentes.Tem estresse não... Quando a chuva levar tudo o que vocês têm novamente, os Nordestinos mandarão de novo água mineral, alimentos e roupas, porque ao contrário desse povo de mente pequena, aqui a solidariedade é grande. Quando precisar...Sul e Sudeste... estaremos aqui!! Sulistas que riem com o apagão de 4 horas aqui no Nordeste: EU MORO AONDE VOCÊS RALAM PRA PODER PASSAR AS FÉRIAS !

      SE VOCÊ É NORDESTINO OU MORA NO NORDESTE, COLE ISTO NO SEU MURAL. ORGULHO DE SER NORDESTINO ! ;)


      OBS: ESTUDA TA GATA POIS SÃO PAULO SO CRESCEU GRAÇAS OS NORDESTINOS POIS SE DEPENDECE DE VCS SÃO PAULO NÃO SERIA ESTA CIDADE IMENSA.

      Excluir
  3. Vocês são um bando de retardados, quem construiu a cidade de São Paulo foram os nordestinos, que desde muito cedo, tempo q a cabecinha de vcs naum acompanha, migraram para cá construiram seus negócios e as vezes até deram emprego para ignorantes como vcs. Sou paulista fui passear no nordeste e fui mto bem recebida por lá, as pessoas são tratadas com igualdade, diferente de um bando de panacas q se acham e naum são porra nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles no mínimo tem que receber bem QUALQUER turista, mas respeitam mais quem dá mais dinheiro, os estrangeiros.

      Excluir
  4. QUANTA IGNORÂNCIA DE UM POVO MEDÍOCRE QUE NÃO RESPEITAM OS DIREITOS DOS OUTROS E FALAM COISAS SEM FUNDAMENTOS QUE FEREM A DIGNIDADE DE UM POVO HUMILDE, TRABALHADOR E RESPONSÁVEL. AFINAL DE CONTAS, TIVEMOS UM PRESIDENTE NORDESTINO ( EMBORA POLÍTICA NO BRASIL SEJA UMA CATÁSTROFE) QUE DEU BONS RUMOS A ECONOMIA BRASILEIRA. SALVE OS NORDESTINOS! SE DISSER, SAIAM OS NORDESTINOS, SÃO PAULO FICA IGUAL A ETIÓPIA, NIGÉRIA, ENTRE OUTROS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Paulo é uma cidade multicultural e multiétnica e só não aceita isso que ainda não percebeu que não está mais no XVIII. Os nordestinos, juntos com vários outros imigrantes, construíram essa cidade e merecem viver aqui tanto quanto qualquer outra pessoa. E mesmo que esse não fosse o caso e os nordestinos não tivesse participado da criação dessa cidade, ainda assim somos todos brasileiros e querer determinar o que é de quem, quem merece ou não merece, é simplesmente ridículo.

      Excluir
  5. Gente best@! Fica discutindo porque se acha melhor que os outros. Eu era preconceituosa até que derrepente, aqui estou eu apaixonada por um baiano, moreno de cabelinho enrrolado (que eu acho a coisa mais linda do mundo e ainda acho macio (dei um jeitinho dfe colocar a mão disfarçadamente nos cabelos dele para sentir como era)) Pra falar a verdade, eu nunca namorei um homem que não fosse branquelo pq não havia química com os negros nem morenos e nunca os observei notando que eram homens! Bom, é o seguinte, esse baiano que pra variar ainda é moreninho ou pretinho, sei lá... está me esnobando e digo que não existe homem mais lindo do que ele neste mundo porque não tenho olhos para outro e eu mesma rio disso tudo dizendo que paguei a língua por dizer que jamais namoraria e quem dirá casaria com um homem negro ou principalmente baiano kkkk. Todos um dia deixarão de ser racistas e preconceituosos até que surja alguém que realmente mecha com seu coração e vc descubra que a cor, é só um pequeno detalhe e não estou nem ai se meu filho/filha vai nascer branco ou preto ou com as duas cores pq se esse baiano notar que eu existo vou amá-lo e muito e terei nascido de mim o fruto de um grande amor. E ai daquele que vier falar alguma coisa do meu pretinho lindo(que eu não sei se é lindo mas q para mim é o homem mais lindo do mundo) Posso afirmar que quando surge o danado do amor isso não vai importar em nada a não ser o incômodo e o medo de ver a pessoa que você ama ser tratada como um alienígena. Quem o discriminar vai comprar uma boa briga comigo sem que ele saiba. Gente, a maioria é descendente de várias misturas de etnia e não é correto menosprezar a ninguém pq mesmo qd eu era preconceituosa nunca fiz distinção e guardava isso para mim pq fui educada assim para não me misturar e ser racista. Me recordo no passado qd um amigo me disse que iria se casar com uma mulher morena e eu fiz cara feia e levei uma chamada enorme e achei que ele estava louco de misturar um loiro de olhos azuis com uma negra. Agora estou apaixonada; apaixonada não! Estou amando um afrodescendente que a mim não interessa se é bonito ou feio, se tem cabelo liso ou duro, mas sei de uma coisa, nunca amei tanto um homem quanto amo esse preto lindo e encontrarei muitos preconceitos e comentários principlamente dos lindos loiros que estão interessados em mim e nunca conseguiram passar de apenas um amigo porque são lindos apenas na aparencia para que sejam exibidos apenas por isso, para causar inveja nas outras!
    Viva meu preto e eu fico aqui rindo e tirando sarro de mim porque sei q parte deste preconceito ainda existe e eu não quero nem saber... Se ele me quiser, eu caso com ele e o exibo como se fosse um troféu pq esse eu exibirei com muito orgulho e paa causar inveja até pq não é famoso nem jogador de futebol e me conquistou por ter qualidades. É homem sério, de respeito, sabe se portar muito bem apesar de ser de família simples. É inteligente e tudo mais. Nem tenho palavras para descrever essa criatura que fez eu pagar minha linguinha maliciosa e me fez amar verdadeiramente como nunca, jamais amei na vida!
    Desejo a todos vocês, racistas e preconceituosos que se apaixonem e amem um pretinho ou uma pretinha da maneira como eu estou amando na minha brancura toda. Com relação a mim, faço votos que meu preto lindo não seja racista nem preconceituoso e queira dividir comigo à sua vida para todo o sempre. Ô homem lindo e sem adjetivos para descrevê-lo! Tantos querendo me namorar e ele não me quer....Bem feito pra mim!
    LJM

    ResponderExcluir
  6. O ser humano tem como tendência fazer grupos etnico :músico,pedreiro,rodinha de recreio,...
    Assim sempre seu grupo é melhor e merecedor do espasso que conquistou ...
    Historicamente precisamos cohecer nossa origem .

    ResponderExcluir
  7. Sim, a gente talvez fale engraçado um sotaque arrastado que dá gosto de ver, nossa fala arretada a cultura cantada, falada vivida, marcada pro resto das vidas, do sul ao sudeste do norte ao nordeste, leste ou oeste a verdade cresce, prevalece.

    "Minhas irmãs, meus irmãos, oxe! se assumam como
    Realmente são
    Não deixem que suas matrizes, que suas raizes morram
    Por falta de irrigação
    Ser nortista & nordestino meus conterrâneos num é ser
    Seco nem litorâneo
    É ter em nossas mãos um destino nunca clandestino para
    Os desfechos metropolitanos."
    RAPadura.

    Eles falam dos nossos defeitos, poucos sempre os mesmo, falta d'gua, seca blá blá, acham que a perfeição é do lado de lá, mas da uma olhada na cultura que a gente veste, fala, os cabra da peste, acho que eles não falam do lado bom porque deve ser muita coisa pra decorar, muita beleza pra eles falar.

    Oxe, oxente palavras que a gente sente, entende, faz parte da nossa cultura, nossa cultura, vish tem de tudo aqui um pouquinho disso um pouquinho daquilo, eles nos chama de matuto, mas no são joão se veste como nós, se emocionam com nossas novelas, se emocionam com nossa cultura.
    Visse? é muito preconceito, Vish eles não conhecem o respeito!
    - JuniorPoltergeist

    ResponderExcluir
  8. nesta maravilhosa cidade de sp 90%dos crimes praticados são por nordestinos ou filhos dos mesmos gostaria de saber deles oque tem a dizer sobre este assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito mais fácil adotar um discurso de ódio e buscar alguém para culpar do que parar pra pensar e refletir sobre a situação social da cidade e do país.

      Ainda mais fácil fazer isso anonimamente.

      Excluir
    2. não é possivel que vc não tenha tv em sua casa 80%dos crimes cometidos em sp, são praticados por migrantes se não sabe assista marcelo resende ou datena ai vc vai ver. veja o nosso centro de sp é a coisa mais linda esta tomada por viciados e mendigos que nao sao paulistanos....acorda e veja a realidade......

      Excluir
    3. A maioria da população que usufrui das casas populares feitas pelo estado de São Paulo são nordestinos.
      Migram, invadem locais, ganham imóveis, hospitais, cestas básicas... que não exigiram em seus estados de origem.
      E o paulista se esgota para pagar aluguel, sem invadir propriedades alheias.

      Excluir
    4. Seu discurso transborda em preconceito e não consigo acreditar que você não perceba isso. Sua fonte é o Datena???? Bom, isso já explica um pouquinho a sua atitude.

      Você está apenas tomando o caminho fácil que é apontar para um culpado, usando dados retirados do Instituto do Achismo, sem nem ao menos se dar ao trabalho de estudar um pouco que seja sobre o assunto.

      Excluir
    5. Vá pedi perdão a Deus ...
      Tenho nojo de pessoas preconceituosas. Vai orar e amar o teu próximo infeliz...Precisamos de pessoas humanas..

      Excluir
    6. Vou citar alguns criminosos,Suzane von Richthofen.,Anna Jatobá.. você anonimo com certeza já e´um assassino
      pelo seu caráter julgador tenho pena de seus pais e de seus filhos. Você é um verme!" -

      Excluir
    7. Infelizmente a maior culpa é dos nossos governantes que não investiram em educação.....meus vizinhos eram todos paulistas e todos tiveram que mudar por causa do som alto (bazucas) e músicas com apologia ao sexo trazidas por pessoas sem cultura.....fui reclamar uma vez, pedir para baixar o som! e a resposta foi: num tá contente ....muda...vai embora....tá tudo tomado! linguagem de bandido......meu filho sofreu bullying na escola....motivo: vc é Paulista e folgado.....tive que retirar ele da escola onde estudei....é muito triste

      Excluir
    8. você sabia que 90% da população carcerária infelizmente é da terrinha??

      Excluir

  9. Por que não exigiram de seus estados?
    Pergunta que não quer calar: Por que não fizeram manifestações e exigiram com veemência - como fazem em São Paulo - de seus próprios estados?


    Preconceito?

    No dia-a-dia presencia-se situações em que migrantes desrespeitam, insultam São Paulo.
    Ao receberem réplica com qualquer oposição ou crítica, acusam de "preconceito"! fazem-se de vítima. Esta é a arma que usam. Para constrangimento e intimidação.
    Contra o paulista prejudicado e amordaçado.
    Desigualdade de liberdade de ações e de expressão.


    Somos todos brasileiros
    Tal afirmação é baseada na não-reciprocidade.
    Segundo a qual os "irmãos brasileiros" podem explorar os recursos do paulista, e reprimir sua opinião.
    Cada grupo cultural de indivíduos, tem que ter seu espaço respeitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pare de ser bairrista e de se comportar como se São Paulo ou paulistas/paulistanos merecessem algum respeito maior ou diferenciado. Todos merecem respeito, então não faz o menor sentido exigir isso e, ao mesmo tempo, chamar nordestinos de "bandidos invasores de terra". Não se esqueça que boa parte dessa cidade e do crescimento que ela teve foi resultado não apenas do trabalho de Paulistanos, mas também de milhões de imigrantes.

      Não pense que ao dizer "somos todos brasileiros" você mascara o próprio preconceito. Apenas torna seu discurso ainda mais contraditório, hipócrita e arrogante.

      Excluir
    2. minha esposa foi assaltada por 9 vezes.....infelizmente todos eram nordestinos!! dá pena....criaturas sem cultura

      Excluir
  10. Ver o Sul e o Sudeste falando mal do Nordeste por causa do apagão é lembrar de quanto o povo do Nordeste se mobilizou quando essas pobres almas perderam o que tinham nas enchentes.Tem estresse não... Quando a chuva levar tudo o que vocês têm novamente, os Nordestinos mandarão de novo água mineral, alimentos e roupas, porque ao contrário desse povo de mente pequena, aqui a solidariedade é grande. Quando precisar...Sul e Sudeste... estaremos aqui!! Sulistas que riem com o apagão de 4 horas aqui no Nordeste: EU MORO AONDE VOCÊS RALAM PRA PODER PASSAR AS FÉRIAS !

    SE VOCÊ É NORDESTINO OU MORA NO NORDESTE, COLE ISTO NO SEU MURAL. ORGULHO DE SER NORDESTINO ! ;)

    ResponderExcluir
  11. Eu apenas acho que as pessoas que vêm do nordeste merecem, sim, ser respeitdas. Só que, não visão deles, eles terão grande chance de crescimento e poderam viver uma realidade diferente da que vivem lá. Mas, quase sempre acabam tendo seus sonhos frustrados e acabam tendo que morar nas favelas ou até mesmos nas ruas. Isso é um problema e, por isso, seria bom o nosso governo auxiliá-los e alertá-los sobre os ricos de virem morar em cidades um pouco mais estruturadas, tais como São Paulo ou o Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, ta. Os governantes sao todos nordestinos que nao querem perder a massa de manobra politica deles pra se manterem no poder. Dai a questao. Eles nunca vao fazer isso, impedir eleitores de virem pra SP. Vai sonhando

      Excluir
  12. Existem pensamentos assimiladas pelos sudestinos e sulistas que os colocam aquém da superioridade a que se julgam.
    1) "São Paulo sustenta o Brasil"
    2) "Nordestino não traz nenhuma riqueza, só favela".
    Basicamente estas duas. Sou de Salvador-BA, engenheiro eletricista, com pós graduação na Inglaterra e uma breve passagem por São Paulo - 3 dias para fazer um curso na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Lá, eu engenheiro senior, participava mais que os outros, paulistas, do tema. O professor ficou irritado, gesticulava, quase me xingou...por causa da minha aparência morena. Eu era um sacrilégio. Um "crime religioso" no templo paulista.

    Entendo um pouco de economia. Li "Formação Econômica do Brasil" de Celso Furtado. Livro muito bom. QUE ACABEM AS INVERDADES AGORA que antes citei.

    Eu NUNCA vi um canal de TV passando "de volta para minha fábrica" só o "de volta para minha terra". A "invasão" de produtos do sul/sudeste no nordeste é uma das causas da pobreza desta região. Ponto 1. Explica-se. Por que o Brasil tem barreiras alfandegárias? Por que existe protecionismo econômico e impostos sobre produtos importados? Resposta: Porque quem vende enriquece, e quem consome fica estagnado. A política macroeconomica nacional que causou a imigração nordestina desde a década de 70. Se produtos chineses entrassem livremente no Brasil, veriamos um monte de fabricas de São Paulo fecharem as portas. Imaginem que o Nordeste é um país. Produtos entram de navio e caminhões todos os dias. Como crescer uma indústria local?

    Outra coisa. O IED (Investimento Estrangeiro Direto) é uma afronta ao Nordeste. Tudo vai para o Sul e São Paulo. Exemplo: Scheider Electric. Fábrica alemã que produz produtos eletronicos para indústria. 5 fábricas no Brasil. 4 em São Paulo. E se fosse uma fábrica para cada região do país? Não teria menos imigração? O que acontece são as "externalidades positivas". A fábrica se instala, vende para outro estado, cria 1000 emrpegos diretos, 5 mil indiretos, como contabilidade, escritorios de advocacia, etc...aí..o cara que faz as contas da empresa tem um emrpego e pode gastar grana no comércio de seu zé. Seu zé ganha mais e contrata mais um funcionário. Mal sabe ele que foi contratado por causa de uma fábrica instalada 1 ano antes.
    É assim que funciona.

    ODEIAM NORDESTINOS? POR QUE NÃO ODEIAM OS PRODUTOS QUE VENDEM PARA ELES? IMIGRAÇÃO ZERO VEM COM IMPORTAÇÃO ZERO.

    2) ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). É retido na fonte e é impsoto estadual. Um cara do Nordeste compra um carro de 30.000 reais. ICMS depende do estado, mas tá em torno de 8 a 11%. Digamos 10% SP cobra. Sabe oque acontece? A montadora estrangeira investe em SP, cira empregos para os paulistas e ainda por cima o nordestino que paga o carro de 30 mil tá imbutido aí o imposto ICMS de 10% - 3 mil reais - que sai DIRETO DO BOLSO DO NORDESTINO PARA O GOVERNO DE SÃO PAULO! É assim que funciona. POUCOS SABEM DISSO!!!!!!!! A Globo não mostra. Não passa no Fantástico. Sò comrpando carros fabricados no sul e sudeste, só UM PRODUTO, dá 20X o tal do bolsa família.
    NÃO HÁ MENÇÃO DO BOLSA CONSUMO!!!!!!!!!!!!

    Quem sustenta a riqueza de Bill Gates? milhões de pessoas do mundo que CONSOMEM seus produtos. Dizer que São Paulo "CARREGA O BRASIL NAS COSTAS" é contra a teoria econômica, pois é o estado que manda seus produtos do Iapoque ao Chuí...e são estas 5 mil cidades brasileiras, que, ao conjunto, fazem a riqueza de São Paulo.

    ESTE SISTEMA BRASILEIRO FOCADO, CENTRALIZADO EM UMA REGIÃO VEM DESDE OS ANOS 1930, POR BAIXO. E EXPLICA-SE A MIGRAÇÃO NORDESTINA NA DÉCADA DE 70, COMEÇANDO POR AÍ, PELO FAMOSO SISTEMA DESEQUILIBRADO. A "ÁGUA PELO LADRÃO"...TANTO ENCHE, ENCHE QUE UMA HORA TRANSBORDA...E TRANSBORDOU NA DÉCADA DE 70 E BOTAM TODAA CULPA NO NORDESTINO, PORQUE NÃO É "BONITO" COMO NOS FILMES DE HOLLYWOOD.

    ResponderExcluir
  13. Atençao Palhaços que odeiam Nordestinos ou que têm qualquer outro tipo de preconceito: VOCES JA OUVIRAM FALAR EM GLOBALIZAÇAO? Pesquisem, estudem, hoje o mundo é um só! O que dizer dos brazucas que vivem em Londres , N.York e outros grandes centros? Todos estao lá produzindo, trazendo cultura e ajudando a integracao social de alguma forma.Vocês sabiam que as maiores riquezas do Brasil estao no nordeste? Já ouviram falar no Grupo Paes Mendonça? Grupo Joao Santos? Odrbrecht? Brennand? Shopping Iguatemi ? Lojas Renner ? Riachuelo e tantos outros? SAO TODOS NORDESTINOS, seus "babacas" ! Jose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!!! mas vc pode ter certeza que lá nos outros países os brasileiros (seja qual for a região de origem) respeitam a cultura e pricipalmente as pessoas....sabe por que? porque senão é deportado.....aqui não ...o filho-da-puta liga o som da bazuca no último e foda-se vc ...sua família, idosos, doentes e etc.....já morei fora......infelizmente tive que voltar....e o cenário aqui é de guerra....54 mil mortos por ano (vítimas de roubo "latrocínio")isso é normal? infelizmente noventa por cento dos autores são de que origem?....sim! isso não é preconceito....são números, é a realidade....lamentável

      Excluir
  14. Não entendo essas lojas que o amigo citou como Shopping Iguatemi ? Lojas Renner ? Riachuelo se fecharem as suas lojas em São Paulo, a sua receita irá mudar um pouquinho não irá ?!

    Globalização é o livre mercado compartilhamento de informações! Não vejo como pretexto como desculpa, e um determinada etnia deve migrar a um outro povo, e sobrepor a sua cultura na marra sobre elas!

    Eu lembro de pequeno na época de colégio, que a diretora falava assim, "cada um tem que respeitar o espaço de cada um! Devemos respeitar o espaço dos outros! não é mesmo ?!
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  15. O povo nordestino pode ir e vir onde quiser ir, desde que respeite as tradições e cultura locais e não tente viver como se estivesse no seu estado de origem. Infelizmente os que conheci e ainda tenho que conviver em minha rua, são barulhentos, gritam e falam alto em público, fazem som alto todos oa dias. Enfim repeitar para ser respeitado.Mas também conheço muitos que são pessoas sensacionais, sem preguiça, trabalhadoras, gente que luta com a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com voce , agora, a moda é fazer "vaquejada" poraqui, arróxa, etc, agora, são paulo tá sempre de braços abertos, só naum se ligo que tão impondo outra tradição em solo Bandeirante , vai fazer isso nos pampas pra vê....

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Não tem nordestino nenhum "impondo outras tradições". Pessoas de lugares diferentes muitas vezes possuem culturas diferentes e nada mais esperado que esses elementos culturais, seja na culinária, música ou outros costumes sejam mantidos e até ainda mais valorizados quando em outros locais/regiões. E essa é uma situação comum em qualquer lugar do mundo, de forma que é no mínimo engraçado que uma cultura em particular seja escolhida como "ruim" ou que a simples manifestação da mesma seja entendida como imposição.

      Quando você for obrigado a gostar, a praticar e reproduzir, aí podemos falar em imposição. Mas até lá isso não passa de puro mimimi seletivo e bairrista.

      Excluir
    4. CONCORDO COM VC, É INSUPORTAVEL A FALTA DE RESPOEITO QUE ESSES NORDESTINO. ESSA GERAÇÃO DE NORTISTA QUE VEM AQUI PENSANDO QUE TUDO É FESTA É UMA GRANDE ESCULHAMBAÇÃO. MINHA FAMÍLIA INTEIRA É NORDESTINA E SÃO TOTALMENTE DIFERENTES ELES SE ADAPTARAM E SOUBERAM RESPEITAR OS COSTUMES AQUI. E HOJE NA RODA DE CONVERSA DA FAMÍLIA NÃO SE FALA OUTRA COISA DO QUE A FALTA DE RESPEITO QUE ESSAS GERAÇÃO DE NORDESTINOS ESTÁ FAZENDO EM SÃO PAULO. SOM ALTO ATÉ MADRUGADA SEM UM MENOR RESPEITO.

      Excluir
  16. Eu nasci em Minas Gerais, porém hoje moro em Natal RN NO NORDESTE! Acho um absurdo essas pessoas fúteis, ignorantes, irracionais e de mente pequena abrir a boca para dizer alguma coisa de nordestinos! Morei anos da minha vida em SP .. SP é os EUA do Brasil juntamente com o Rio Grande do Sul, preconceituosos, sem educação, se acham melhor em tudo e melhor do que todos!
    Na verdade não são porra nenhuma, são pessoas com carne e osso como todos, não possuem sangue azul .. R I D I C U L O ! É uma vergonha a sociedade ser tão pequena, por isso não evolui, são atrasados! Creio que devem sentir inveja de morar em uma cidade onde só chove, só faz frio, só á cinza e prédios! Enquanto o nordeste se respira ar puro, se vê verde na cidade e o céu lindo e azul, não se fica 4 horas em um trânsito, não se precisa viajar mais de horas para se ver a cor do mar, não são pessoas acomodadas e sim esquecidas por esse governo lixo que elegem que defendem, começando por lá de baixo! Que se foda essa sociedade hipócrita e preconceituosa, ninguém é melhor do que ninguém, não importa raça, religião, lugar onde vive, aparência! Deus criou o homem e a mulher juntos, "iguais", não descriminou ninguém, porque nós meros mortais vamos julgar? O mundo é um lixo, está se acabando, se desmanchando, nós estamos nos matando, o Brasil nem se comenta, isso ninguém vê, ou melhor, fingem-se de cegos! Raças inúteis e atrasadas! Tenho nojo de preconceito, pode enfiar no c*! Nordestinos tem direitos, igual a todo mundo, entendam SÃO PAULO NÃO PERTENCE A VOCÊS PAULISTAS, É UM ESTADO LIVRE! ENTRA E SAI QUEM QUISER! Isso vale para todos, ninguém é dono de porra nenhuma! Vão a merda com seus comentários, vocês que se destroem! Não joguem a culpa pros lados! A desgraça da sociedade são pessoas assim, vocês que deviam ser exterminadas, aposto que a maioria nunca nem pisou o pé no nordeste! Não se fala do que não conhece! Temos que aprender a nos respeitar em todos os sentidos! Nordestinos não proíbem vocês Sulistas, e seja mais quem for, de virem tirar suas férias aqui, sujar a cidade como fazem com a sua, deixar seus rastros, curtirem bem muito e se admirarem com o que não tem! Ponham-se nos seus mizeros lugares .. O Brasil tem variações em tudo, tudo igual enjoa, cansa, perde a graça! Essa sociedade c* não sabe valorizar nada, admirar nada, cuidar de nada, respeitar nada! Admiram as merdas de fora do país, ignoram seu país de naturalidade para amar os que nos ignora. Se vocês não se respeitam, para pra pensar o que os "gringos" não acham daqui? Assistam TURISTAS, vocês vão ver a imagem que nós temos lá fora, seus merdas! É triste .. Ser humano é a raça mais desgraçada criada, Deus deve sentir vergonha, poucos são os que se salvam .. Destrói tudo, odeia tudo, não respeita nada, nem um ser vivo, nem uma arvore, matam entre si, violência generalizada, absurdos diários, mídia comprada, corrupção, roubo, T U D O!
    ESTUDEM, PESQUISEM, ENCHAM ESSAS CABEÇAS VAZIAS COM CONHECIMENTO DE VERDADE, PARA DEPOIS PENSAREM EM ABRIA A BOCA! _l_ #desabafo e quem achou ruim pouco me importa, tenho direito a opinião ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que ser muito burro pra repetir o mesmo comportamento que critica.

      Excluir
  17. S E P A R E M os baderneiros, os preguiçosos, os marginais entre outros, dos trabalhadores, dos pais de família, dos que respeitam aonde estiverem! Não se generaliza .. Pois quem fala esquece, mas quem é ofendido não esquece não!

    ResponderExcluir
  18. Desciclopédia não é fonte de informação, é site de humor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego.

      Tudo é fonte de informação, especialmente sites de humor. O humor não surge no vácuo e, além disso, também reflete muitos preconceitos presentes na sociedade. Vide blackface até hoje muito utilizada nos programas de humor.

      Não pense que o humor está imune a qualquer escrutínio, pois não está.

      Abraço!

      Excluir
  19. Meu Deus, eu fico indignada com tamanho preconceito da população da região Sudeste para com a Nordeste. A população de SP se acha! Acham que são os maiorais, que sua fala é a correta, e sempre praticam o preconceito linguístico. Mas na verdade eles são indivíduos ignorantes e nojentas. Sou NORDESTINA com orgulho!!

    ResponderExcluir
  20. Pq comentários de pessoas chingando nós,paulistas,são permitidos? No começo vc disse q n ia permitir isso...E esses nordestinos também odeiam . paulistas...quando começou a faltar agua em SP eles foram os primeiro a dizer coisas como "espero que os paulistas morram de sede" . E desciclopedia não é fonte de informação..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repetindo o que disse antes:

      Tudo é fonte de informação, especialmente sites de humor. O humor não surge no vácuo e, além disso, também reflete muitos preconceitos presentes na sociedade. Vide blackface até hoje muito utilizada nos programas de humor.

      Não pense que o humor está imune a qualquer escrutínio, pois não está.
      _______

      Comentários de ódio são todos deletados, independente de quem os faz. Se algum ou outro me escapa, não é intencional, a não ser em algum caso particular ou outro, por razões de ilustração.

      Excluir
  21. Sou Paulista e tive que tirar meu filho da escola pública, motivo: Bullying de alunos nordestinos (maioria hoje)só porque meu filho é Paulista.....lamentável.....alunos com facas e armas em sala de aula......meu filho ficou um ano sem estudar....não tinha condições de pagar escola particular....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível como as pessoas precisam fazer a associação mais esdrúxula e preguiçosa, absolutamente falsa, só pra poder apontar o dedo e reproduzir um preconceito e discurso de ódio...

      Excluir
    2. o nome da escola é Prof Francisco Casabona em Osasco....dá um pulinho aqui!!! se não acredita....haaa matricule seu filho nessa escola se tiver coragem.....lógico se for Paulista ....haaa outro episódio: esse tem B.O ....o baianinho jogou ácido na cara do outro

      Excluir
  22. Realmente o preconceito é grande, contra os nordestinos. Mas isso só acontece por quê eles são ingratos e insensatos, pois esquecem que o Brasil inteiro viveu as custas do Nordeste por aproximadamente 400 anos; no tempo em que o Nordeste era a maior e mais rica região do País.
    É triste ver que pessoas que infelizmente são brasileiros tem preconceito contra as pessoas da sua própria terra, isso é muito mais muito lamentável. Se hoje o Nordeste não é mais a região mais rica do Brasil, isso é culpa de Brasília aqueles ratos ladrões que comandam o nosso País, se esses preconceituosos prestassem mais atenção no que acontece com o nosso País, saberiam de quem é a culpa do Nordeste ter perdido seu "valor$$" no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NE sustentava o país, quando no resto do país mal existiam cidades, assim é fácil. E os políticos de Brasília são políticos nordestinos. Fiquem c/eles pra vocês. #ForaNordeste

      Excluir
  23. Que lamentável ver essas pessoas do Sudeste se achando os donos da verdade e donos do Brasil. Olhem para o próprio nariz antes de querer pisotear nos nordestinos, agradeçam a gente que foi quem desenvolveu o estado de SP, não sabem o que falam.

    ResponderExcluir
  24. Eu vejo o desprezo como muitos paulistas tem por nordestinos.
    Todas às vezes que dou minha opinião no blog do Facebook a respeito de Política brasileira, recebo todo tipo de xingamentos pelo fato de ser nordestina.
    Xenofobia pura e que o blog não toma uma posição.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. No nordeste não falta água, falta justiça. No nordeste não falta educação, falta a valorização. No nordeste não falta gente arretada de bom, falta o seu respeito.

    ResponderExcluir
  27. População de São Paulo é cerca de 20% nordestinos? Honestamente eu achava que era bem mais, uns 60%...Não sou contra nordestinos em nada, são um povo sofrido e trabalhador. Mas tudo o que é demais...bem é demais!

    ResponderExcluir
  28. boa tarde não tenho nada contra apenas observo,que o povo que foge na distrição e covarde em qualquer situação somos todos brasileiros certo,mas devemos respeitar ter educação e ate seja na favela seja no morro seja na cidade cabe a educação mas amo meu brasil mas alimentar uma linguagem xula sem cultura e um negocio que acaba com a imagem das cidades,aqui ti chamam de mano mas estão doidos pra ti bater sabe me veio uma ideia pq nao trocar em vez de terra da garoa para terra do boquete pois,oque mais se escuta na rua é caralho e porra nossa uma cidade que não merece isto que tipo de educação estes aprendem?são paulo tinha tudo para ser linda em tudo mas parece que estão acabando com a cidade querem vir pra ca no sonho de crescer mas lembre-se seja do sul sudeste nordeste!se não crescerem e enriquecer o conhecimento em estudo para melhor aplicação então pode ficar onde esta e lute para crescimento de sua cidade não sejamos soldados covardes mas sim soldados de onra por um pais melhor começe pela educação de não viver no meio do lixo.

    ResponderExcluir
  29. Quiero compartir mi testimonio sobre cómo conseguí mi tarjeta de cajero automático BLANK que han cambiado mi vida hoy. Una vez vivía en la calle donde por las cosas eran tan difíciles para mí, incluso para pagar mis cuentas era muy difícil para mí tengo que aparcar fuera de mi apartamento y empezar a dormir en la calle de Las Vegas. Intenté todo lo que podía hacer para asegurar un trabajo, pero todo fue en vano. Así que decidí hojear a través de mi teléfono para los trabajos en línea donde conseguí un anuncio en piratas informáticos que anuncian una tarjeta en blanco del cajero automático que se pueda utilizar para cortar cualquier cajero automático por todo el mundo, nunca pensé que esto podría ser real porque la mayoría del anuncio en el Internet se basan en el fraude, así que decidí darle una oportunidad y mirar a donde me llevará si puede cambiar mi vida para siempre. Me puse en contacto con estos hackers y me dijeron que son de Nigeria y también tienen sucursal en todo el mundo en el que utilizan en el desarrollo de ATM cajas, esto es real y no es una estafa que me ayude. Para cortar la historia corta que estos hombres que fueron buscar también son expertos en ATM reparaciones, programación y ejecución que me enseñó varios consejos y trucos sobre romper en un cajero automático con una tarjeta de cajero automático en blanco. Solicité la tarjeta de cajero automático en blanco y me fue entregado en 2 días y lo hice como me dijeron y hoy mi vida tiene cambiar de un caminante de la calle a mi casa, no hay máquinas de ATM esta tarjeta de cajero en blanco puede penetrar en Se han programado con varias herramientas y software antes de que sea enviado a usted. Mi vida realmente ha cambiado y quiero compartir esto con el mundo, sé que esto es ilegal, pero también una manera inteligente de vivir Gran porque el gobierno no puede ayudarnos así que tenemos que ayudarnos a nosotros mismos. Si usted también desea esta TARJETA del COCHE EN BLANCO quiero que usted entre en contacto con Sr. Wandy vía su email wandyhackersworld88@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. O Brasil nunca existiu. As várias tentativas de construção de uma identidade brasileira partiram de análises muito locais; descreveram sempre uma realidade comum a quem escrevia (elite portuguesa e burocratas portugueses); daí temos uma brasilidade que reflete apenas regiões majoritariamente portuguesas e c/ mais de 300 anos de colonização. O resto do país está fora disso. E devemos oficializar isso, o Brasil não existe. #ForaNordeste #VivaOCentroSul!

    ResponderExcluir